Waldemas.com

15 anos de Achados

A Surpresa de Cronos

O Homem vive no seu ‘tempo’, vivencia a ‘sua’ história, e não vive apenas uma vida, porém ele ‘dirige’ uma vida, ‘sua’ vida.” (Lembcke)

Quinze anos!”… Foi como um acordar brusco, sem o alerta da vigília. Sob o domínio da madorna, a realidade anímica se superpõe à irreal realidade. Como assim? Indaguei, afastando o lençol das brumas. Sem dar crédito ao achado, checava. Fotos de época não me sossegaram. Por fim, fui ao colofão. Palavrão que, ouvido pela primeira vez, titubeou-me. Só botei fé na estranha

Dr. Jurandir Maia e Beto

parola por vir do professor e poeta Edmilson de Almeida Pereira. Exarava abalizadas considerações pessoais a respeito dos textos enviados para tal fim, sob o título de Achados e Perdidos da Memória. Mesmo assim, pra não maneirar a mineirice, liguei lá pro Pablo, na Mazza Edições, questionei e confirmei o professor… Agora, sem titubeios, nem ignorância patenteada, fui direto ao palavrão. Logo depois da folha de rosto. Lá estava cravado: “copyright @ 2004 by…” Dúvidas ao léu. Quê que é isso, Deus meu?!…

Dra. Alzira Lima

Meio abestado, balangava a beiça! São Joaquim Nagô, é fato mesmo! Instantes de perplexidade transformados em momentos que se alongam em horas de reflexão. Como agasalhar algo de prático ao perplexo?

Dra. Isis Rodrigues
Amarilis Rodrigues

Caímos em estado reflexivo e voltamos ao acaso de um convite do escritor Hugo de Lara e do aceite do jornalista Arthur Luiz Ferreira. Nos idos, talvez, de 1974. O Hugo me convida e o Arthur aceita que eu subscreva uma coluna no seu Jornal Edição do Brasil, de circulação semanal, em Belo Horizonte. À Sombra do Jatobá. Crônicas de causos que quase sempre não cabiam no apertado da forma. As sobras, guardadas. Caberiam em livro. Profetizou o De Lara… Batata! (refiro-me aos contos).

Dr. José de Paula e Tantinha

Transmutadas em contos (conforme profetizado), sob o nome Achados, com lançamento na Casa do Jornalista pela Mazza Edições, em 2004. Fato que me relembrou Prosoema em 1976. Primeiro livro. Levado àquela Casa pelas mecenas mãos do abençoado Arthur Luiz Ferreira.

Cantora Bárbara Penido

Um livro debutante? Primeira assertiva. Primeiro susto. Primeiro incômodo e um natural constrangimento de moçoila, muito em voga nos anos 1960… Quando as recatadas donzelinhas, chegadas aos 15 anos, regrava costume ainda vigente, colocá-las à vista da sociedade. Qué hacer, Dios mio? A higth society da época, por seus diligentes cronistas sociais, se afligia toda no apuro ao festerê. Realizado no melhor estilo e nos melhores clubes da cidade. Para o ansiado Baile das Debutantes era comum banda importada, cantor de sucesso nacional, padrinho e madrinha, convidados especiais, etc, etc, eticeterrá… Um uaucontecimento! Esperado e comentado. Dispenso a menção da total cobertura nas colunas sociais de jornais e revistas e da presença da nata política. Antes, durante e doppo. Valdevi se esmerava nos flashes. A revista Montes Claros em Foco trazia a efeméride na íntegra. O padrinho. Quem bailou com quem…

Cícero Lara

Um livro debutante? Acossa a dúvida dos pundunores… A vaidade debocha: acorda margarida, desse “sonho de uma noite de verão” norte minêro! U quê?… Brios ofendidos: Pour quoi non? Sonho é vida! E, enquanto hai vida, hai sorte! Cabe a cada um escolher. Sai pra lá, gambá!… Não me reprima, aspirina, ina, ina…

De com pressa, liguei para o casal Jorge & Juliana. Cúmplices em 25 Boleros entre Sambas. Acordei minha contradança com eles. E, livres, leves e soltos concelebraremos nossos…, pardon, dele, Achados, quinze anos.

Dr. Antônio Narciso

Vocês estão convidados, convidadas, convidadíssimos para, daqui pra diante, até ao mês do lançamento, ‎novembro (de todas as matizes e matrizes), estarmos conversando sobre a trajetória desses contos Achados. Da publicação em crônicas, aos contos; impressões de leitores; análises literárias; teses universitárias; fotos do lançamento; o lance do capista Roberto Aguirra; da adaptação para o Teatro, feita pela atriz Mercedes Pilati (textos e fotos), e o que mais for lembrado por ambos os lados.

Homenageados, os padrinhos (honoráveis): Arthur Luiz Ferreira, Hugo de Lara e Mazza Edições.

Por favor, aguardem! Estamos em obras!

Inté!

Waldemar e equipe do waldemas.com (Jorge Quintão, Juliana Ribeiro, Gabriela Pilati e Maria Regina Pilati).

Jornalista Patrícia Melilo
Jornalista Sidneia Simões
Justino (Personagem Achados)
Rosângela Mota