Waldemas.com

Referências

Citações

Livro “Belo Horizonte do Arraial à Metrópole 300 Anos de História”, de José Maria Rabelo – Livraria e Editora Graphar – Ouro Preto – 2013. 2ª Parte Capítulos Temáticos (A Presença Negra na História da Cidade), p. 245.

Livro “Afro-Brazilians: Cultural Production in a Racial Democracy”, de Niyi Afolabi

Textos adaptados e trilhas sonoras para o teatro

1991 – Estreia da peça teatral Histórias da Gente. Participa como músico e compositor, executando ao vivo a trilha sonora criada para o espetáculo, que reúne textos seus e de outros escritores, como Oduvaldo Viana Filho, Fernando Sabino e Graciliano Ramos. Com montagem e direção da atriz Mercedes Pilati, o espetáculo ficou em cartaz por 15 anos, circulando por diversas cidades do país.

2009 – Estreia no Festival de Teatro de Curitiba o espetáculo Achados, baseado em seu livro homônimo. O monólogo tem direção de Enio Carvalho. Adaptação do texto e interpretação da atriz Mercedes Pilati.

Textos/Teses/dissertações sobre o escritor

“Achados de Tutu Caramujo – Leitura dos contos de Achados, de Waldemar Euzébio Pereira”, Alexandre Pilati

Resenha do volume 24 de Cadernos Negros

“Memória e Consciência Negra”, Eduarda Rodrigues Costa

“A TRADIÇÃO MEMORIALÍSTICA MINEIRA: a obra de Waldemar Euzébio Pereira”, dissertação de mestrado de Danilo Aguiar Martins (Unimontes)

– “Memória e ficção como trilhas da construção identitária em ‘Achados’ de Waldemar Euzébio Pereira”, ensaio de Juliane Braga de Oliveira e Rose Dayane Fernandes Silva (Unimontes)

Poema ilustrado, projeto da artista plástica Iara Abreu

– “Achados: Memória & Ficção”, ensaio de Marcos Dias publicado na Revista da Academia Mineira de Letras, 84º, janeiro, fevereiro, março, 2006.

– “Sinfonia Impedida: Waldemar Euzébio Pereira”, entrevista de Anelito de Oliveira publicada no jornal O Norte de Minas, 2009.

– “Achados da Memória e da Linguagem”, por Marta Velozo, publicado no Interpoética – um espaço alternativo para a poesia.